A Juventude de Machado de Assis

machado_de_assis
As obras de Machado de Assis são referências para a literatura brasileira, mas seus escritos da juventude ainda permanecem desconhecidos do grande público. O clássico A Juventude de Machado de Assis (1839-1870) – ensaio de biografia intelectual, revive essa fase menos conhecida do autor brasileiro e revela o início de sua vida e a sua precocidade na escrita.

É lançado nova edição desta obra publicada originalmente há quase 40 anos e considerada um clássico nos estudos machadianos. O editor estudou a fundo jornais, periódicos e textos da puberdade do escritor brasileiro, além de autores secundários que se relacionam com o quadro literário da época, contrapondo essa produção à fase madura do autor.

Na primeira parte do livro, é retratado o aprendizado das letras pelo autor, trabalhando a árvore genealógica, as dificuldades e os primeiros contos e prosas. Em seguida, foca-se o engajamento para trabalhos do autor. Enquanto a terceira parte mostra os altos e baixos vividos por ele, a quarta remete às responsabilidades assumidas pelo “mestiço”. Por fim, são reveladas as obras e contos de uma etapa mais calma na vida do escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: